segunda-feira, 10 de março de 2008

De onde vem a Energia Nuclear

Dá-se o nome genérico de Energia Nuclear a toda a energia associada às mudanças da constituição do núcleo de um átomo. Alguns isótopos de certos elementos apresentam a capacidade de, através de reacções nucleares, emitirem energia durante o processo (corre uma transformação de massa em energia). Esta energia pode ser libertada durante um processo de desintegração radioactiva ou absorvida em consequência de uma reacção nuclear (através da cisão de núcleos pesados, ou da fusão de núcleos leves). Este processo dá-se em centrais próprias: as centrais nucleares.
Uma Central Nuclear é uma instalação industrial muito complexa devido às suas tecnologias industriais, utilizada para gerar calor, realizar movimento, e produzir
electricidade, a partir de Energia Nuclear, que se caracteriza pelo uso de materiais radioactivos que através de uma reacção nuclear produzem calor, que é empregado num ciclo termodinâmico para mover um alternador e produzir energia eléctrica.
As centrais nucleares apresentam compartimentos impermeáveis à radiação, os reactores nucleares, com barras de minerais com algum elemento radioactivo. No processo de decomposição radioactiva, estabelece-se uma reacção em cadeia que é sustentada e moderada mediante o uso de elementos auxiliares, dependendo do tipo de tecnologia utilizada.
[Texto redigido por Ana Mafalda]

Sem comentários: